Temos a certeza de que já ouviu falar dele. Talvez um amigo lhe tenha contado sobre uma das suas praias magníficas. Se calhar viu uma reportagem dedicada à sua gastronomia de tradição mediterrânica. Ou então já tropeçou num texto como este, que realça a história, a cultura e a simpatia de quem está habituado a bem receber quem o visita.
Mas há um Algarve que você ainda não descobriu: o Algarve das pessoas que vivem aqui.
Só eles podem mostrar-lhe as aldeias escondidas, as trilhas mais intocadas, os melhores restaurantes para comer xarém (mingau de milho), as praias desertas, os lugares onde os flamingos tomam para a asa ou o curso perfeito para sua primeira rodada de golfe.
Ouça nossos maiores segredos. E então sussurre-los, uma e outra vez, nos ouvidos de sua família e amigos. Porque a vida é muito melhor quando você a compartilha.
Unidos e diversos; Este é o Algarve. Um destino turístico composto por 16 municípios, cada um com identidade própria, paisagens encantadoras e histórias especiais para compartilhar. Saiba mais sobre os municípios da região, explore o que eles têm a oferecer, escolha os lugares que você definitivamente quer visitar e trabalhe suas férias iti
Por toda a região, você encontrará a chance de descobrir alguns dos encantos e segredos da história de Portugal, que o tempo ainda não conseguiu apagar.
Passar suas férias no Algarve também oferece uma oportunidade de viajar no tempo, encontrando inúmeros testemunhos para os diferentes povos e culturas que se uniram ao longo da história desta região.
De traços da presença romana a evidências do longo legado dos tempos muçulmanos, desde o reconquista cristão até o período épico das descobertas portuguesas, você encontrará todos os tipos de razões para redescobrir os sinais de um passado histórico bastante distinto.
A evidência do assentamento humano do Algarve remonta ao tempo imemorial. Exemplos dessa presença são encontrados nos restos neolíticos de muitos milhares de anos atrás e os mais recentes, mas não menos interessantes, sítios arqueológicos romanos, agora abertos aos visitantes.
Qualquer viagem ao passado da região e sua valiosa história também devem incluir uma visita aos vários museus arqueológicos, exibindo uma vasta herança que está esperando para ser descoberta. Como lar de uma série de civilizações antigas, o Algarve também foi visitado por muitos outros povos, inevitavelmente trazido para a região pelo imenso mar que banha suas costas.
Mais de cinco séculos de influências mouras deixaram sua marca indelével sobre a região, começando com seu nome real: Al-Gharb, que significa Ocidente. A longa ocupação moura do território, que durou do século VIII ao XIII, ainda deve ser notada nos nomes das cidades e vilas, na agricultura da região, na arquitetura dos monumentos, nos padrões de renda das varandas, terraços e chaminés, ou nas casas branqueadas ainda a serem vistas em muitas aldeias do Algarve.
Naquela época, Silves era o foco central da região por causa de sua localização geográfica estratégica.
Em meados do século XIII, o Algarve foi a última parte de Portugal a ser reconquistada do domínio muçulmano. Após um longo período de avanços e recuos para trás, o reconquista cristão desfrutou da valiosa colaboração dos Cavaleiros da Ordem de São Tiago, liderados por Dom Paio Peres Correia. O resultado foi que, no reinado de Dom Afonso III, a presença árabe no Algarve foi encerrada e a região foi unidas ao reino de Portugal.
Além de Silves, as cidades de Tavira e Faro, a atual capital do Algarve, foram definitivamente conquistadas dos mouros. Isso marcou a fundação do Reino de Portugal e dos Algarves.
Mais tarde, no início do século XV, o início da expansão marítima portuguesa trouxe uma nova vida ao Algarve e ao seu povo. Desde então, Lagos e Sagres permaneceram para sempre ligados ao Príncipe Henrique, o Navegador e às Descobertas Portuguesas. Ainda hoje, na cabeceira conhecida como Ponta de Sagres, um dedo de pedra gigante pode ser visto apontando para o Oceano Atlântico em uma clara alusão à coragem dos navegadores do Algarve, como Gil Eanes, que zarpou pelos mares em busca de novos mundos para dar ao mundo.
Muitas marcas deste passado remoto, que ainda está muito presente na alma dos habitantes do Algarve, são encontradas espalhadas por toda a região.
Fazer uma visita a Aljezur, Lagos, Silves, Faro, Tavira, Castro Marim e Alcoutim significa descobrir a grandeza da história portuguesa, seu povo e suas tradições, em cada museu, igreja, forte e castelo da região.
O Algarve é dividido em três grandes tiras, cada uma de grande beleza cênica:
– O litoral ,onde está centrada a maior parte da atividade econômica da região. A costa do Algarve é altamente diversificada; você encontrará penhascos íngremes caindo bruscamente no mar, extensos trechos de areia, lagoas com muitas entradas, pântanos, dunas e muito mais. As rochas são predominantemente sedimentares, como arenito e conglomerados. Morfologicamente, o litoral tem uma baixa altitude e consiste principalmente em terrenos planos, como pastagens e planícies;
– O barrocal é a zona de transição entre o litoral e as terras áridas, e consiste em rochas calcárias e cispeças. Também conhecida como beira-serra ("borda das terras subidas") é, tradicionalmente, o principal fornecedor dos produtos agrícolas do Algarve, incluindo o renomado conhaque medronho, mel e cortiça;
– As terras áres (serra) ocupam 50% do território. Eles consistem em rochas cistos e um pouco de granito. As principais faixas de planalto são a Serra do Espinhaço de Cão, a Serra de Monchique, onde está localizado o ponto mais alto do Algarve, com 902 metros, e a Serra do Caldeirão, também conhecida como Mú.
A localização geográfica do Algarve confere condições bioclimáticas especiais na região. O clima é temperado com características mediterrâneas. O sol brilha por mais de 3.000 horas por ano e a média anual de chuvas é baixa.
O setor de atividade mais importante é o setor terciário (comércio e serviços) devido à principal atividade econômica - o turismo.
O Algarve tem um dos melhores climas da Europa, durante todo o ano. Com pouca chuva, geralmente ocorrendo entre os meses de novembro e março, e muito sol, o Algarve oferece excelentes condições meteorológicas para o turismo durante todo o ano.
As temperaturas estão altas no verão, razão pela qual o Algarve é um destino "sol e mar" e um paraíso autêntico para os banhistas. As praias da região, que se estendem por muitos quilômetros ao longo do litoral, consistem em areia fina e dourada, e o mar é calmo, com temperaturas em torno de 22ºC no verão.
Devido ao seu terreno e localização geográfica, o Algarve é influenciado por vários climas: do continente europeu ao norte da África, e do Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo. As temperaturas máximas variam entre 15ºC e 31ºC ao longo do ano. No inverno, as temperaturas não caem abaixo de zero e os dias ensolarados atraem muitos turistas dos países mais frios do norte da Europa nesta época do ano.
Temperaturas médias
Temperatura do ar no verão: 24ºC a 29ºC
Temperatura do ar no inverno: 15ºC a 18ºC
Temperatura do mar no verão: 21ºC a 24ºC
Temperatura do mar no inverno: 15ºC a 19ºC
Devido à sua localização periférica, o Algarve desfruta de boas conexões de transporte, tanto internamente com as outras cidades portuguesas quanto externamente com o resto do mundo. Várias companhias aéreas nacionais têm voos regulares para o Algarve, tornando Faro um aeroporto internacional movimentado.
O Algarve também se beneficia de uma boa malha rodoviária, composta por autoestradas, estradas-tronco e uma gama de estradas secundárias, tornando a viagem confortável e eficiente, seja viajando de ônibus ou dirigindo em um carro alugado.
Informações sobre eletronic pedágio aqui.
O transporte ferroviário é outra alternativa para os visitantes da região. O serviço ferroviário português (CP - Comboios de Portugal) possui uma vasta rede de trens para locais em todo o país.
Acesso Internacional
Aeroporto de Faro
Tel.: 289 800 800 (Geral)
Tel.: 289 800 801 (Informações sobre voo até meia-noite)
Tel.: 289 800 617 (Informações de voo após a meia-noite)
www.ana-aeroportos.pt
Acesso Internacional por Estrada
N431 (Huelva, Espanha) / A22 - (Via do Infante, Portugal)
Porto de Portimão
Tel.: 282 400 680
Acesso Nacional
Estradas
IC1, N2, N120, N122
Informações sobre pedágio eletronic
Trens
"Alfa Pendular": trens totalmente equipados, rápidos e confortáveis.
Trens intermunicipais: conexões para várias cidades de Portugal, como Lisboa-Algarve
Trens inter-regionais.
Autocarros
Serviço expresso: de vários locais
Acesso no Algarve
Principais ligações rodoviárias
A22 - (Via do Infante), N125
Trens
Serviços entre Lagos e Vila Real de Santo Antônio
O Algarve é um destino turístico que está se estabelecendo cada vez mais, como um lugar onde áreas de beleza natural, praias e cidades são acessíveis para todos desfrutarem. Aqui você encontrará informações que o ajudarão a planejar suas férias na região.
Acomodação
O Algarve oferece uma ampla e variada gama de acomodações, incluindo quartos adaptados para hóspedes com necessidades especiais. Ao procurar acomodação neste portal, escolha a opção "Facilidades para deficientes". Sempre entre em contato diretamente com a acomodação para que você obtenha informações mais precisas sobre o tipo de instalações e equipamentos disponíveis.
Transporte
Aeroporto – O Aeroporto de Faro, assim como os outros aeroportos de Portugal, oferece aos viajantes o serviço "MyWay", que oferece assistência personalizada para passageiros com mobilidade reduzida. Este serviço inclui meios mecânicos para facilitar a mobilidade, bem como profissionais qualificados que garantirão que os passageiros sejam fornecidos com todo conforto e conveniência enquanto estiverem no aeroporto. Clique aqui para mais informações.
Táxis – Táxis adaptados estão disponíveis para viajantes com mobilidade reduzida. Eles são equipados com plataformas de embarque, cintos de segurança adaptados, dispositivos para segurança de cadeiras de rodas e portas com ângulos de abertura mais amplos. Esses táxis podem ser solicitados entrando em contato com os despachantes. Clique aqui para mais informações.
(+351) 707 277 277
(+351) 911 910 808
(+351) 965 020 808
(+351) 934 430 808
ANTRAL – filial regional
(+351) 289 827 203
Trem – Os trens em Portugal são operados por uma empresa chamada CP-Comboios de Portugal. Para saber mais sobre a acessibilidade de seus equipamentos e serviços, entre em contato com o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM) pelo telefone (+351) 707 210 746 (707 210 SIM). Mais informações estão disponíveis online.
Ônibus e ônibus – Alguns serviços de transporte público urbano no Algarve oferecem veículos adaptados. Clique aqui para mais informações.
Serviços de Transferência – Alguns operadores de transporte e agências de viagens que prestam serviços de transporte privado possuem veículos adaptados para passageiros com mobilidade reduzida. Clique aqui para mais informações.
Condução – Se você tem uma carteira de motorista válida em Portugal, você pode dirigir veículos desde que cumpra as restrições ou adaptações aplicáveis às circunstâncias.
Os crachás de estacionamento padrão da UE emitidos por qualquer Estado-Membro da UE são válidos em Portugal e você pode estacionar em espaços sinalizados como sendo para motoristas com deficiência.
Praias acessíveis
O Algarve é um destino de praia fabuloso e oferece 48 praias acessíveis, todas devidamente identificadas por meio de uma bandeira branca com o logotipo de identificação. Essas praias são fáceis de chegar a pé e têm estacionamentos organizados, incluindo vagas para veículos usados por pessoas com deficiência. A mobilidade nas areias e até a água é fornecida por equipamentos como rampas, meios mecânicos e passarelas, e há banheiros acessíveis e estações de primeiros socorros. Descubra nossas praias acessíveis. aqui.
Itinerários acessíveis
Em todo o Algarve, cidades e cidades estão gradualmente melhorando seus espaços públicos e privados com o objetivo de torná-los mais acessíveis.
Descubra os itinerários acessíveis e espaços públicos da região:
Itinerário acessível em Faro
Rota acessível em Portimão
Vilamoura
Itinerário acessível em Lagos
Itinerário acessível em Tavira
Site útil:
https://www.tur4all.pt/